23 setembro 2015

Desodorante X Antitranspirante: Qual a diferença? Qual o melhor para mim?

Oi, oi amoras!

Tem muito tempo que uso antitranspirante ou desodorante e nunca atentei ao fato de que eles são produtos com utilidades diferentes, eu jurava que era tudo a mesma coisa, eu até pronunciava desodorante antitranspirante! Então se vocês igual a mim também acreditava nisso, vem ver que não, eles não são a mesma coisa, na verdade existe uma imensa diferença química entre eles. Mas primeiro vamos tentar entender o que acontece com nosso corpo, para precisarmos desses tipos de produtos.

 O suor é um recurso encontrada pelas glândulas sudoríparas para manter a temperatura do corpo estabilizada. Essa excreção é composta basicamente de água e pode liberar um odores nada agradáveis.

As glândulas sudoríparas são compostas por écrinas, que eliminam água e apócrinas responsável pela excreção de sais e restos de células do metabolismo, substancias que exalam um cheiro ruim quando entram em contato com o ar e as bactérias e fungos presente nele. Essas glândulas estão presente principalmente nas axilas, deixando o famoso cc, bode, sovaqueira... vocês entenderam né?
Ok, vamos conhece-los melhor.

Desodorantes

O princípio ativo está na fragrância, ou seja eles disfarçam os odores da transpiração. Possuem também agentes antibacteriano que elimina as bactérias presentes no suor. Por isso quem tem suor excessivo continua transpirando normalmente mas sem muito odor.
Os desodorantes podem conter ainda peroxido de zinco, para promovera oxidação dos ácidos e aminas presentes no suor em partes menores e com menos mau cheiro.

Antitranspirante ou antiperspirante

São compostos de substâncias derivadas do alumínio, como cloreto de alumínio, cloridrato de alumínio, entre outros que são responsáveis por inibir a transpiração, desse modo são mais eficientes no controle dos odores.
A ação adstringente dos antitranspirantes consiste em comprimir as glândulas sudoríparas de modo que elas não produzam suor.

Contra indicação
Recentemente tem sido divulgado informações que esses sais de alumínio e derivados usados em antitranspirante estariam causando câncer de mama nas mulheres. A explicação dada para essa notícia seria de que o alumínio é absorvido pelo organismo e se acumula.
Bom, segundo a ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), até o presente momento não foram apresentadas provas e dados capazes de confirmar essa informação, porém pesquisas nesse sentido continuam a serem feitas.

Se quiserem saber mais informação do assunto Clique aqui!, que deixei o link da ANVISA tá?

Agora se vocês quiserem saber qual tipo que mais se adeque a necessidade, pele e gosto de cada um, veja as dicas que separei:

Creme: É a melhor opção para quem depila as axilas com lâmina, por ser o que mais hidrata a pele;

Roll-on: Ele não é muito indicado pelos dermatologistas por que entra em contato direto com a pele e pode haver contaminação(esse é o que mais gosto, por que não sou obrigada!rsrsrsrs);

Spray: Independente se for desodorante ou antitranspirante, sempre se apresenta na forma líquida e pode causar ardência na pele;

Aerosol: Ele seca mais rápido, pode causar irritação em algumas pessoas, manchas na roupa, o líquido dele vem sobre forte pressão combinado com outros gases.

Só tomem cuidado na hora da compra, para que o desodorante ou antitranspirante aerosol não contenha gases CFCs que são gases tóxicos que poluem o meio ambiente, ajudando a detonar mais ainda a camada de ozônio, consciência povo! Não queremos ficar torradinhos, sim ou com certeza?

Resumindo amoras, se você é daquelas pessoas que não transpira muito e que apenas diminuir o odor desagradável, um desodorante resolve bem o seu problema.

Agora se você transpira muito e gostaria de de acabar com o mau cheiro e aquela sensação incomoda e desagradável do suor tem que ser um antitranspirante colega, não tem jeito.

Mas nem todo desodorante tem ação antitranspirante, mas todo antitranspirante tem ação desodorante por conter substâncias que disfarçam o odor, deu para entender né!?

 Bom amoras é isso espero que tenham gostado.

Beijos!
Carla Santos


3 comentários:

  1. Pois é... Se causa câncer ou não eu não abro mão do meu desodorante antitranspirante, E espero que as pesquisas sejam positivas a nosso favor. Gostei da matéria.
    www.mulatadourada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrsrs n da p viver sem amiga. Beijos e volte sempre

      Excluir
    2. Rsrsrsrsrs n da p viver sem amiga. Beijos e volte sempre

      Excluir

Obrigada pela visita. Beijos