16 abril 2018

Descubra qual seu tipo de cacho e qual a melhor forma de cuidar dele.

Oi, oi amoras, tudo bem? Espero que sim!
Nosso assunto hoje é curvatura de cabelos, porém esse assunto vai muuuito além do A, B e C, mas ainda vou liberar um vídeo completinho para nos aprofundarmos um pouco mais nesse tema. No entanto eu conheço muita gente que tem duvidas sobre seu tipo de curvatura, então resolvi falar um pouco sobre o assunto de uma maneira geral e dar dicas de cuidados com os mesmo que também é uma duvida muito recorrente.



Aqui no blog tem bastante conteúdo que auxilia na hora de escolher a melhor hidrataçãonutrição e reconstrução para os cuidados com os fios, se quiser é só clicar nos links em destaques e dar aquela incrementada no seu cronograma capilar.

Mas antes de entrarmos no assunto vale ressaltar que a primeira coisa que vai interferir na saúde e beleza de seus fios é aceitar ele exatamente do jeito que ele é, combinado? Combinado!

Ja cansei de ouvir que cabelo liso é mais chic ou mais adequado para o ambiente profissional, que para ir a um evento mais sofisticado tem que escovar os cabelos. Mas entendo, por que ate outro dia não ter os cabelos lisos era um problema, porem cabe a nós nos emponderarmos e deixar bem claro que a ditadura do liso ja passou e podemos ostentar nossa juba seja em ambientes mais descontraídos aos formais sem a necessidade de alisar, assumindo assim não só nossa raiz mas também nossa ancestralidade e dar um adeus a chapinha. Lembrando que essa mudança tem que partir de cada uma, por que se é uma coisa que não somos é obrigada a nada rsrsrs... quer alisar, se joga amora, a unica regra que importa é a de se sentir feliz e confortável na sua própria pele.
Pensando nisso vou dividir com vocês algumas dicas para cuidados e manutenção de suas madeixas.

Corte ideal para o cabelo

Fonte: Google
Como falei acima, o primeiro passo para manter o cabelo lindo é gostar dele do jeitinho que é. Pensando assim podemos afirmar que volume não é ruim, é apenas uma de suas características, que os torna tão especial. Além disso muitos tem várias texturas ou seja são mistos, por tanto não confunda isso com ressecamento, scab hair ou outros problemas capilares.
Mas falando do corte a principal dica é; procure um profissional que entenda do seu tipo de cabelo, por que não é todo mundo que entende suas molinhas e um bom corte é essencial para que ele tenhas um bom caimento.

O cabelo muda muito ao longo da vida

Fonte: Pinterest
Muitas mulheres nasceram com cabelo bem menos definidos, e tiveram essa textura ao longo da infância e na vida adulta se queixam por que ele ficou *estranho*. Na verdade o que acontece é que o cabelo só é o permanente, após a primeira menstruação ou da gravidez e como não aprendemos cuidar dele corretamente o resultado é um cabelo com frizz, sem definição, sem brilho, nem liso nem cacheado e etc...
Invista em finalizadores que sejam mais indicados para sua curvatura, capriche na finalização fazendo fitagem amassando bem de baixo pra cima, conheça ele melhor e uma hora, vocês vão se entender.

Rotina de cuidados 

Fonte: Jessica Reis
Por sua forma ser em espiral, existe uma dificuldade do óleo chegar as pontas ou de distribuição dele e por isso é necessário mais hidratação. A rotina de lavagem fica a critério de cada uma, já que se o fio for  mais oleoso como os tipo 2, necessita de uma rotina mais frequente e os 3 e 4 por serem mais ressecados os espaços devem ser maiores. Água quente deve ser evitada já que ressecam muito o fio, dê preferencia a água de morna a fria.
No day after capriche na revitalização usando uma mistura de água com creme num borrifador ou soro fisiológico que é meu preferido para essa técnica, e assim colocar os cachos desalinhado no lugar. Uma boa umectação noturna com um óleo que goste (de origem vegetal tá) de preferencia extra- virgem é maravlhosoooooo.

Agora vamos falar sobre os tipos de curvatura:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • 2A
Possui uma leve ondulação nas pontas. Se usar um secador passa para o liso tranquilamente. O ideal é não usar nada oleoso pois os mesmo tem a tendência a pesar, e investir em finalizadores mais levinhos.
Não espere cachos nesse tipo de fio, mas para deixar as ondas mais marcadas o ideal é usar um gel ou mousses com alta fixação.
  • 2B
Esse  tipo de fio tem a raiz lisa e as ondas mais acentuadas no cumprimento e pontas. Não possui cachos formados, porém por ser um cabelo de fácil definição se for feita uma finalização bem caprichada pode surgir um cacho sim. Mesmo que precisem de produtos que não pesem esse tipo de fio pede produtos mais hidratantes por ter uma leve tendência a frizz.
  • 2C
Esse é encorpado, tem mais volume e o ondulado começa da raiz. As ondas são mais definidas e podem até formar cachos mais largos. Nesse tipo de curvatura, o óleo pode ser usado em maior quantidade porque ele é mais ressecado e propenso a frizz. O corte em camadas é ideal para valorizar ainda mais os cachos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  • 3A
Os cachos por serem mais largos podem ser facilmente confundidos com os feitos por babyliss e é fácil de modelar por ser bem flexível. Uma particularidade desse tipo de fio é que dependendo da finalização ele é diferente todos os dias. O finalizador ideal para ele é os que possuam óleo.
Sua oleosidade se concentra mais na raiz, por isso o ideal é que os shampoos sejam sem sulfatos ( caso queira saber o tipo de shampoo ideal para seu tipo de fio clique AQUI!) ou reveze com os normais e um co-wash (lavagem com condicionador limpante).
  • 3B
Por ser em forma de S, esse fio não é tão brilhante quanto o 3A e seus cacho mais apertado é mais ressecado.  Geralmente por ser mais definidos se curtos ficam mais encolhidinhos e tendem a perder mais essa definição quanto mais cumprido estiver.


  • 3C

Os cachos são mais apertados, com mais volume que os anteriores, mas com cachos mais abertos que o tipo 4. É um cabelo que define bem com uso de creme de pentear e dispensa uso de géis pois podem ressecar
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • 4A
Esse tipo de crespo, tem cachos que parecem molinhas, quando estão molhados parecem 3C, porem quando secam ganham uma textura diferente e muito mais volume. Mas não se engane, esse tipo de fio pode parecer mais grosso porem sua textura é bastante fina e frágil, tornando-o assim mais  propensos a danos externos como, sol, vento e etc...
Esse cabelo aaaama manteigas e óleos pois os mantem hidratados e nutridos. Na lavagem o ideal é abolir o uso de shampoos, use um condicionador limpante se possível.
  • 4B
Esse crespo não segue um padrão definido, as vezes tem um angulo parecidos com um Z, firmes ou dobradinhos. O fator encolhimento faz esse cabelo perder quase 70% do seu cumprimento quando seco. Escovas para fitagem facilitam muito na hora de desembaraçar sem arrebentar os fios, que são finíssimos e precisam de hidratação constante.
  • 4C
Esse não segue um padrão, ele é livre e muda bastante. Pode ter fios finos, mais grossos e o é cabelo mais difícil de definir ( eu disse difícil, não impossível ok!), precisam ser bem estilizados para ganhar cachos mais formadinhos, porém é bem versátil e permite uma variedade de penteados.
Esse tipo de fio é muito frágil e precisa de constante cuidado para mante-los saudáveis e os óleos são ótimos aliados.


Então é isso amorinhas, me contem qual a curvatura de seus fios, quais cuidados tem com eles. Me contemmmm!!

Um beijinho com gosto de amora! Com Amor!

Carla Amora

32 comentários:

  1. O seu post é bastante interessante sobre os tipos de cachos, é sempre bom a gente ficar sabendo sobre isso, até mesmo pra saber cuidar dele, a curvatura dos meus fios é o tipo 2 ondulado 2A, geralmente não faço nada apenas lavo eles, não uso nenhuma química, muito bom ficar sabendo do assunto bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu acho tão lindo cabelos cacheados. Acho que a mulher fica ainda mais poderosa.

    Gostei das dicas para o tratamento dessas belezura.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que 10 seu post. Muita informação. Eu gostaria de ter cabelo cheio e enrolado. Acho lindo.
    Bjus, May.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo18.4.18

    Bom dia, como vai?
    Nao sou cacheada, ma verdade, meus cabelos sao sim ondulados, as eu optopor fazer quimicas , mas eu gostei muito do seu post

    ResponderExcluir
  5. Acho lindo cabelos cacheados!
    E quem assume os cachos também =]

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Olha só tem uma coisa mais linda que os cachos naturais, são os cachos naturais e hidratados!
    Muito bom seu post.
    Bastante informativo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que interessante seu post, meu cabelo é liso mais eu daria tudo para ser uma cacheada, acho muito lindo.

    ResponderExcluir
  8. Super importante saber mesmo, não sou cacheada, mas tenho várias amigas que são, e que nem sempre sabem o tipo certo de cachos. Amei o post.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua postagem, bem explicadinha
    ja vou passar para as amigas

    ResponderExcluir
  10. Gostei das dicas super interessante, mais meu cabelo cacheado tem todos os tipos de cachos juntos kkkkkk, difícil saber qual a melhor maneira de finalizar. bjsss
    https://espacodividido5.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá. Meu cabelo é liso, mas acho cabelos ondulados, cacheados e crespos tão lindos quando bem cuidados =)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Meu cabelo é mais para liso, mas seu post está maravilhoso, vou mostrar para as amigas cacheadas.

    ResponderExcluir
  13. Muito boa as dicas, tenho visto o quanto a importância de um bom corte. Estou em transição capilar e umas semanas atrás tirei um bom pedaço da parte ainda alisada rsrs. Meus cachos são tipo 3B, ontem eu tive que sai e finalizei ele e ficou bem curtinho e leãozinho hahahaha normalmente eu não gosto mais até que fiquei encantada com o jeitinho que ele ficou, estou reaprendendo a cuidar do meu cabelo <3

    ResponderExcluir
  14. O meu cabelo era extremamente liso, mas depois de tanto descolorir ele acabou ficando ondulado, e eu amo ele assim! 💖

    ResponderExcluir
  15. Quando criança meu cabelo era lisinho lisinho, depois de tanto cortar acabou ondulando e eu sempre tive dificuldade em cuidar dele da maneira certa depois disso, suas dicas ajudaram muito!

    ResponderExcluir
  16. O meu era 3B hoje em dia ta para o 2C, fiz bastante relaxamentos e abaixou bastante, hoje trato ele com selagem

    ResponderExcluir
  17. Caraca Faz tempo que não vejo um post assim sabia que esclarece sobre os nossos cachos e fala abertamente dos tipos ameeei seu post.

    ResponderExcluir
  18. Já fui cacheado, hoje já não sou mais! 💔 Amei o post 🖤

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem? Meu cabelo era cacheado mas fiz progressiva e hoje está lisinho. Gosto mais dele assim é mais fácil de cuidar. É importante saber qual tipo é nosso cabelo pra cuidar melhor. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  20. Gostei demais de ficar por dentro de qual o tipo de cacho temos. O meu é ondulado 2A, acabei de aprender aqui!

    ResponderExcluir
  21. Anônimo27.4.18

    O meu é bem uma mistura 3 b e 3 c, quando está longo só em algumas partes perdem um pouco da definição e outras não, então acho que é mesmo mistura do 3b e 3c.

    ResponderExcluir
  22. sempre tive curiosidade de saber qual tipo é meu cabelo, descobri agora que é cacheado 3a. Já anotei algumas diquinhas de cuidados com ele, vou ir atras dos produtos certos agora

    beijos
    maisumbeijo.com

    ResponderExcluir
  23. Post super interessante o seu, com tudo bem explicadinho. Acho que mais que aceitar os cachos é importante conhecê-los. Tenho algumas colegas que morrem de dúvida em qual corte fica melhor para o tipo de cacho delas. Sem contar no cuidado diários que é pra lá de importante. Vou mandar o link para todas! Beijos

    ResponderExcluir
  24. O meu é o 2C, só que eu não uso ele cacheado pois tenho dificuldade de cuidar visto que ele é muito volumoso. Uso chapinha, mas preciso mudar isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eita que eu não sabia que tinha tantas formas de cachos assim , amei o post

    ResponderExcluir
  26. Queria muito que meu cabelo fosse cacheado, mas infelizmente não é! 😢

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. O meu fica entre 3A e o 3B. Amo meus cachinhos e nunca me rendi à ditadura dos lisos. Atualmente uso shampoos baixo poo intercalando com co wash.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns!A forma como vc aborda esse assunto é de extrema importância. Realmente nos últimos tempos essa dita "ditadura do cabelo liso" está acabando e cada vez mais mulheres estão aceitando o cabelo como ele é. Eu particularmente amo ver os cachos e cabelos naturais.
    Ótimo artigo.

    ResponderExcluir
  30. Que post MARAVILHOSO! Se tivesse essas informações quando eu era pequena, não teria acabado com meu cabelo. Hoje sinto muita falta dos meus cachinhos. Mas ainda não consigo largar as quimicas. Bjos

    ResponderExcluir
  31. Penso que cabelos cacheados soam mais livres, e marcam mulheres com mais personalidade.
    Já usei cacho, hoje estou na progressiva e sofro no calor.
    Nem sei mais qual seria o tipo do meu cachorro, faz tempo que não os vejo 😘😘

    ResponderExcluir
  32. i like your post dear thanks for sharing,best wishes for you..

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Beijos